quem somos

Olá! Eu sou a Eugénia Marinho, fundadora do projecto da Quinta do Monte, e embarquei na apaixonante aventura de deixar a cidade e iniciar um projecto sustentável na montanha!
Quis transformar um monte, abandonado há décadas, numa quinta biológica e sustentável, funcional, mantendo zonas de floresta, pastagem e cultivo, onde animais e pessoas coexistissem de forma harmoniosa.
A quinta é um local de família, onde todos colaboram nos tempos livres, um local de grupo, de respeito pelos animais e de respeito pela liberdade.
Adoro trabalhar com os animais da quinta (os nossos porcos Bísaros) e com plantas, especialmente aromáticas!
Gosto de filosofia, psicologia e matemática.
Adoro jardinagem, construções em madeira e outras construções sustentáveis.
Gosto muito de cozinhar e de receber visitas na quinta.
Além da gestão da quinta, no que diz respeito à criação dos animais e das culturas vegetais, faço toda a gestão das encomendas de carne, articulação com o matadouro, gestão das entregas, e todas as tarefas relacionadas com a promoção da quinta e a gestão de clientes.
Para conseguir estes objectivos, foram importantes a formação académica em Eng.ª Agrícola, bem como formações em Agricultura Biológica, Agricultura Biodinâmica, Agrofloresta Sintrópica e outras formações no âmbito da Agricultura Sustentável.
No início deste projecto, frequentei um Curso de Transporte de Animais Vivos, o que me permite fazer o transporte dos animais para um matadouro a menos de 1 hora de distância da quinta. A viagem curta é uma garantia de diminuição do stress a que estão sujeitos os animais em transportes de longa duração.
O funcionamento da quinta e a comercialização da carne, só é possível com o trabalho conjunto da equipa/ parceiros:

  • Eugenia – Agricultora/ Gestora
  • Clara – Apoio no maneio diário aos animais
  • Naturalfa - Organismo de Controlo e Certificação
  • Beira Lamego - Matadouro em Tarouca

Galeria